Read in English below
***PT:
Já com alguns dias aqui em Boquete (a cidade, por favor!),
já tenho um pouco de uma rotina aqui e já comecei a por a mão na massa nessa
minha aventura. A fundação que me recebeu me “agenciou” para 2 projetos com
crianças aqui na cidade, e está sendo uma super experiência ter que lidar com
os niños! :)
Escola de Volcancito |
Todas a manhãs eu estou na escola primária de Volcancito,
uma escola pública com todas as limitações das usuais escolas pública da
América Latina – na há salas suficientes, as salas são precárias, os professors
faltam, os professores que vão não tem muito e$tímulo para estar ali, entre
outros problemas. Mas a Escola de Volcancito tem ainda uma particularidade: 95%
dos seus alunos são indígenas (ou indíos que abandonaram suas comarcas). O
Panamá não-urbano tem ainda muitas tribos indígenas, que vivem em suas comarcas
nas florestas. Muitos índios saem de suas tribos para a vida do “homem branco”,
e terminam nas regiões rurais do país para trabalhar na agricultura, como em
Boquete (Boquete é uma região famosa pelas plantações café). Como de se
esperar, essa populacão passa a viver meio desamparada, em condições de vida
precárias, e a Escola de Volcancito - mesmo tão limitada, é uma esperança para
que essa população saia da margem da sociedade.
Pátio Escola de Volcancito |
O desafio para Volcancito é grande: além de suas limitações
“default”, suas crianças tem pais na maioria analfabetos, que nem sempre
entendem/priorizam a educação dos filhos, ou que nem mesmo podem proporcionar
as condições básicas para educação em casa (segundo uma professora, muitas das
famílias vivem em cabanas no campo). Em poucos dias visitando a escolar já
percebi como os alunos faltam muito, e como existe pouca disciplina com a
educação – chocante para mim, um menino sortudo de estudar nas melhores escolas
privadas onde a realidade não
acontece. E como eu, em 3 semanas (oh, 3 semanas que pareciam tão valiosas no
trabalho para resolver problemas de tantos milhões de dólares!) posso
contribuir com um grãozinho de areia numa realidade tão complexa? Na verdade,
não acho que consiga mudar algo, mas estou aqui para pelo menos fazer com que
existam 3 semanas um poquinho mais especiais na vida dessas crianças. Vamos
tentar!
20 minutos subindo a serra |
Meu desafio começa em chegar em Volcancito. São 35 minutos
de caminhada, sendo que 20 min são subindo (escalando!) uma serra, por um
trilha. O clima fresco daqui ajuda, assim como a paisagem verde, mas eu preciso
tirar a camisa para não chegar enxarcado de suor na escola! O sr. Diretor de
Volcancito pediu para eu ser o professor de educação física nessas semanas,
para jogar bola com as crianças. A melhor parte é que eu, brasileiro, não sei
nada de futebol, e logo que chego, um aluno me diz: “ah, você é brasileiro!
Então você é jogador professional de futebol! Você conhece Neymar?”… É, meus
desafios estão cada vez maiores! Mas vamos lá: o Google outra vez me ajudou a
pegar dicas de aulas, brincadeiras de roda e canções de roda em español, além
disso, improvisei uma boa pose e acho que as crianças acham que eu sei algo de
futebol pelo menos.
Mas o legal de trabalhar com criança é que todas essas
soluções terminam funcionando, e eles aproveitam cada segundo dessas aulas
improvisadas. Bom, partindo do ponto que Educação Física era o horário em que
as professoras largavam os alunos no pátio, sem nenhuma coordenação, ter eu, o
brasiliero amigo de Neymar, inventando brincadeiras e narrando as partidas de
futebol, até pode ser um upgrade… e na verdade, isso termina sendo meu
grãozinho de areia: se algum dia, algum aluno quiser ir pra escolar porque
lembrou que “ontem foi legal com amigo
de Neymar”, minhas 3 semanas aqui valerão mais que aqueles milhões que eu
estava me estressando no trabalho.
Logo mais eu conto sobre meu projeto das tardes :)
***EN:
With some days here in Boquete, I already have some routine
and I have already started some activity in this adventure. The foundation that
received me networked me for 2 projects with children, here in the city – and it
has been a great experience to deal with these niños!
School of Volcancito |
Every morning I am in the primary school of Volcancito, a
school funded by the government with all the limitations that these schools
usually have in Latin America – there aren’t enough rooms, the rooms are poorly
equipped, teachers don’t show up, the ones that come are not motivated ($)
enough, among other issues. Also, the school of Volcancito has a
particularity: 95% of its students are indians (or indians who left their
tribes). The non-urban Panama still has many indians tribes in the juggles, and
many of them leave the tribes to live the ‘white men’ life, coming to work in
farms, like in Boquete (Boquete is a well-known region for its coffee
platations). As expected, this population ends up living in poor conditions,
without government support; and the school of Volcancito becames hope for a way for this
population to be an actual part of the society.
Playground of the school |
The challenge for Volcancito is big: besides its default
limitations, its kids have parents that are illiterate, that may not
understand/prioritize the importance of education for the children. They sometimes don’t even
have the basic conditions to support their education at home (according to one
teacher, many of these families live in tents in the countryside). In a few
days visiting the school I could notice that students often miss classes,
and how there is little commitment to education – shocking for me, a lucky boy
who could always study in the best private schools, where reality does not exist. So, how can I in only 3 weeks (oh, 3 weeks
that seemed so important to sort out issues of millions of dollar at work!)
contribute in such a complex reality? Actually, I don’t believe I am able to
change anything, but I am here to at least make there be 3 weeks in which these
kids lived more special days at school. Lets give it a try!
20 minutes uphill |
My challenge starts by getting to Volcancito. It is a
35-minute walk, of which 20 minutes are uphill (climbing!), in a trail. The
cool weather and the beautiful green view make it easier, but still I need to
take make shirt off, otherwise I would get to the school all sweaty. Volcancito’s principal assigned me to be the
Physical Education teacher in these weeks, so that I could play soccer with the
kids. The funny thing here is that I – the Brazilian guy, know nothing about
soccer, and in my first day this boy comes say to me: “wow, you are Brazilian!
You must be a professional soccer player then! Do you know Neymar?”… Right, my
challenges are getting bigger here! But lets go: Google, once more, saved me
with some tips for physical education lessons, besides some games and nursery
rhymes in Spanish. I also tried to pretend to be the expert in soccer, so that the
kids think I at least know something.
The coolest thing about working with kids is that all these
efforts work, and they take the most out of these not-professional
classes. Well, thinking that Physical
Education classes would be the time of the day when the teacher would leave the
kids in the playground, without any coordination, having me, the friend of Neymar,
playing games and narrating their soccer matches, can be an upgrade… and then
this ends up being my actual contribution: if someday, one of these kids
decides to go to school because he/she remembered that “yesterday was a fun day
at school”, these 3 weeks in Boquete will be more valuable than those millions
that I was getting stressed about at work.
Soon I will write about my afternoon project :)
Such a cool experience. Me rei mucho con el football topic, it's a thing. Que cool lo que estas haciendo, keep the spirit up. Abrazo. GUS
ResponderExcluirJajajja loved the part where you "had to take your shirt off" very "pop" of you... 👍🙅
ResponderExcluirBela experiência! Explore o mundo, que o tempo amorna nossos ímpetos! A hora é essa!!!
ResponderExcluirAbraço
Se eu estou orgulhoso, imagina teu pai!?
ResponderExcluir