terça-feira, 25 de junho de 2013

Saia da Rua

Sobre o que se protesta está claro: corrupção, educação, transporte, copa e por aí vai. Mas para corrigir tudo isso a longo prazo, temos que entender que o buraco é mais embaixo. Ou seja, muito do que a que se está protestando são efeitos - originados por causas que nem sempre são consideradas nos protestos. Não adiantará corrigir esses efeitos se não arrancamos o mal pela raíz. Então você pode pensar que os políticos são a causa de tudo. Será mesmo?

Embora a frase seja de um defensor da monarquia, "cada povo tem o governo que merece" é muito verdadeira. Ora, nossos governantes são um reflexo de nós mesmos, afinal nós os criamos, educamos e elegimos. Nossos políticos são sangue do nosso sangue, cresceram na mesma sociedade que nós (ou você acha que os políticos cresceram no inferno e foram ser malvados no Brasil?). Se somos sérios, nossos governantes serão sérios, se somos corruptos...já sabemos como é!

Focar os protestos em mudar os políticos e a estrutura política não vai solucionar os problemas: em alguns anos vamos novamente ser capazes de eleger governantes do mesmo naipe - os governantes continuaram saindo de "nossa cria" e vão nos meter nos mesmos problemas. Então, algo está errado com o ninho: Nós, brasileiros, somos o problema!

Por isso, eu também sou a favor de que saiamos da rua para protestar contra nós mesmos em nossas casas. Levante um cartaz em frente ao espelho com "não vou mais beber e dirigir", "eu vou devolver o troco que me deram a mais", "não darei R$20 ao garçon da formatura pra ele trazer mais whisky pra minha mesa". É uma mudança de cultura, para que tenhamos menos "jeitinho brasileiro" e mais atitude de cidadãos conscientes - logo, existirão mais candidatos com menos "jeitinho brasileiro" e mais atitude de cidadão consciente. É simples: nós mudamos, logo vamos gerar melhores políticos, melhores governantes, e os problemas começam a se consertar.

Apoio ir à rua, e tenho certeza que estes protestos vão trazer benefícios para o país. Mas não esqueçamos de olhar para nosso próprio umbigo e assumir nossa responsabilidade individual para conseguir mudanças de verdade. Saia da rua e pense um pouco como você pode mudar o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário