quarta-feira, 15 de julho de 2015

Seu Desafio, Meu Desafio / Your Challenge, My Challenge

Read in English below.

***PT
A oportunidade de poder acompanhar individualmente cada criança na creche, e ir ganhando a confiança delas é muito gratificante. Cada criança tem um desafio, e você, ali como professor em tão poucas três semanas, embarca no que cada um precisa conquistar.

As crianças da creche. 
Estaban de azul, e Felipe de preto.
Felipe tem seus 6 anos e, com muito esforço, está aprendendo a ler. Parece que ele tem um pouco de dificuldade em distinguir e pronunciar os sons, então sempre confunde p com b, com d. Vários dias me sentei com Felipe, e revisamos cada letra do alfabeto, fazendo as sílabas, o beabá, mas eu achei que essas poucas semanas não fariam efeito, afinal o garoto tinha um nó na sua cabeça. Ao mesmo tempo, foi emocionante ver ele comemorar quando leu a palavra "vaca" sozinho... "Uau! Vaca, e eu consegui ler!", e aquilo foi me dando confiança que ele podia. Um dia ele tinha que se preparar para um ditado, pro dia seguinte na escola, e chegou me dizendo que não sabia ler... Vamos lá! Com paciência, eu arriscando minhas habilidades de fonoaudiólogo, pronunciando cada consoante e vogal... estudamos todas a frases, até Felipe dizer que já estava cansado. Fiquei na dúvida se ele ia conseguir...as vezes parecia que ele esquecia tudo! Mas no dia seguinte, ele chegou para me dar um hi-five, dizendo que tinha detonado no ditado \o/

Lembra do Esteban? Ele tem déficit de atenção e literalmente se distrai com uma mosca, o que termina sendo um desafio pra fazer as tarefas. Nesse período com ele, eu tentei encontrar artifícios para superar este detalhe e ajudar Estaban a se concentrar: a maneira como organizamos a sala para estudar, ou os exemplos que eu dava para explicar "o que é um ovíparo", a sequência em que fazíamos cada passo da atividade, a disciplina, e algumas vezes tive até que dar bronca nele. Pouco a pouco, a gente foi construindo confiança, ele já menos aborrecido de ter que se concentrar, eu mais seguro que nenhuma mosca ia puxar assunto com ele. E o mais interessante vem no carinho que ele traz de volta, depois de todo esse meu exercício de paciência: Esteban me recebia todo dia com um abraço, e preocupado, perguntava: "maestro, até quando você está aqui?"..."que bom que ainda temos 4 dias com você!", me abraçando.

Minhas 3 semanas são muito insuficientes para fazer Felipe ler "cavalo", ou fazer Estaban não esquecer de terminar a tarefa, mas acho que nosso trabalho juntos fez eles sentirem, pelo menos uma vez, que podem superar seus desafios. 

***EN:
The chance of closely helping each child in the childcare, and little by little gain their confidence is very grateful. Each child has a particular challenge, and you, a teacher for three weeks only, have to join their journey to help them conquer their objectives.

The childcare kids. 
Estaban in blue, Felipe in black.
Felipe is 6, and, with lots of effort is learning to read. It seems that he has some difficulty to distinguish and pronounce certain sounds, getting confused with p, b or d. For many days I sat alone with Felipe, to review every letter, working the syllables, how to make each sound, but I thought that these few weeks wouldnt be enough, after all he was pretty confused. At the same time, it was amazing when he read "vaca" (cow) by himself..."wow! Vaca, and I could read it!", and that was giving me confidence that he could make it. One day he had to be ready for dictation at school in the next day, and he said to me that he could not read... Lets go! With lots patience, in a try of developing my phono-audiologist skills, pronouncing every vowel and consonant... we exhaustively reviewed every word, until Felipe said that he was too tired. I doubted if Felipe would make it in the next day, as sometimes he would forget everything that we had just seen. But in the next day, as we saw each other, he gave me a hi-five, saying that it was a piece of cake \o/

Do you remember Estaban? He has ADD and, literally, he gets distracted by a fly, what makes doing homework a real challenge. In these weeks with him, I tried to find solutions to overcome this, and help Estaben concentrate: the way we organized the chairs in the room, or the examples I would use to explain "what is an oviparous", the flow of the steps to do the homework, the discipline, and even being tough with him. Little by little, we built trust: he, less annoyed about having to concentrate, I, more confident that a fly would not interrupt him. But the best part comes from the love that he brings back, after all my effort on being patient: As I arrived everyday, Esteban would receive me with a hug at the door, and sometimes would get worried about how many days I had left at the childcare place: "teacher, until when are you with us?"..."it is god that we still have 4 days with you!".


My 3 weeks here are insufficient to make Felipe read "cavalo" (horse), or make Esteban not forget to finish his homework, but I think that our work together made them, at least once, feel that the can overcome their challenges.

Um comentário:

  1. Olá Arthur, eu sou amiga dos seus pais e estou em João Pessoa de férias. Passei umas horas da tarde com eles e gostaria de te dar os parabéns por você ter este ideal , que eu compartilho, de que só depende de nós para que um dia este mundo seja bem melhor. Sinto orgulho de voçe! Bj

    ResponderExcluir