Read in English below.
***PT
A oportunidade de poder acompanhar individualmente cada
criança na creche, e ir ganhando a confiança delas é muito gratificante. Cada
criança tem um desafio, e você, ali como professor em tão poucas três semanas,
embarca no que cada um precisa conquistar.
As crianças da creche.
Estaban de azul, e Felipe de preto.
|
Felipe tem seus 6 anos e, com muito esforço, está aprendendo
a ler. Parece que ele tem um pouco de dificuldade em distinguir e pronunciar os
sons, então sempre confunde p com b, com d. Vários dias me sentei com Felipe, e
revisamos cada letra do alfabeto, fazendo as sílabas, o beabá, mas eu achei que
essas poucas semanas não fariam efeito, afinal o garoto tinha um nó na sua
cabeça. Ao mesmo tempo, foi emocionante ver ele comemorar quando leu a palavra
"vaca" sozinho... "Uau! Vaca, e eu consegui ler!", e aquilo
foi me dando confiança que ele podia. Um dia ele tinha que se preparar para um
ditado, pro dia seguinte na escola, e chegou me dizendo que não sabia ler...
Vamos lá! Com paciência, eu arriscando minhas habilidades de fonoaudiólogo,
pronunciando cada consoante e vogal... estudamos todas a frases, até Felipe
dizer que já estava cansado. Fiquei na dúvida se ele ia conseguir...as vezes
parecia que ele esquecia tudo! Mas no dia seguinte, ele chegou para me dar um
hi-five, dizendo que tinha detonado no ditado \o/
Lembra do Esteban? Ele tem déficit de atenção e literalmente
se distrai com uma mosca, o que termina sendo um desafio pra fazer as tarefas.
Nesse período com ele, eu tentei encontrar artifícios para superar este detalhe
e ajudar Estaban a se concentrar: a maneira como organizamos a sala para
estudar, ou os exemplos que eu dava para explicar "o que é um
ovíparo", a sequência em que fazíamos cada passo da atividade, a
disciplina, e algumas vezes tive até que dar bronca nele. Pouco a pouco, a gente
foi construindo confiança, ele já menos aborrecido de ter que se concentrar, eu
mais seguro que nenhuma mosca ia puxar assunto com ele. E o mais interessante
vem no carinho que ele traz de volta, depois de todo esse meu exercício de
paciência: Esteban me recebia todo dia com um abraço, e preocupado, perguntava:
"maestro, até quando você está aqui?"..."que bom que ainda temos
4 dias com você!", me abraçando.
Minhas 3 semanas são muito insuficientes para fazer Felipe
ler "cavalo", ou fazer Estaban não esquecer de terminar a tarefa, mas
acho que nosso trabalho juntos fez eles sentirem, pelo menos uma vez, que podem
superar seus desafios.
***EN:
The chance of closely helping each child in the childcare,
and little by little gain their confidence is very grateful. Each child has a
particular challenge, and you, a teacher for three weeks only, have to join
their journey to help them conquer their objectives.
The childcare kids.
Estaban in blue, Felipe in black.
|
Felipe is 6, and, with lots of effort is learning to read.
It seems that he has some difficulty to distinguish and pronounce certain
sounds, getting confused with p, b or d. For many days I sat alone with Felipe,
to review every letter, working the syllables, how to make each sound, but I
thought that these few weeks wouldnt be enough, after all he was pretty
confused. At the same time, it was amazing when he read "vaca" (cow)
by himself..."wow! Vaca, and I could read it!", and that was giving
me confidence that he could make it. One day he had to be ready for dictation
at school in the next day, and he said to me that he could not read... Lets go!
With lots patience, in a try of developing my phono-audiologist skills,
pronouncing every vowel and consonant... we exhaustively reviewed every word,
until Felipe said that he was too tired. I doubted if Felipe would make it in
the next day, as sometimes he would forget everything that we had just seen.
But in the next day, as we saw each other, he gave me a hi-five, saying that it
was a piece of cake \o/
Do you remember Estaban? He has ADD and, literally, he gets
distracted by a fly, what makes doing homework a real challenge. In these weeks
with him, I tried to find solutions to overcome this, and help Estaben
concentrate: the way we organized the chairs in the room, or the examples I
would use to explain "what is an oviparous", the flow of the steps to
do the homework, the discipline, and even being tough with him. Little by
little, we built trust: he, less annoyed about having to concentrate, I, more
confident that a fly would not interrupt him. But the best part comes from the
love that he brings back, after all my effort on being patient: As I arrived
everyday, Esteban would receive me with a hug at the door, and sometimes would
get worried about how many days I had left at the childcare place:
"teacher, until when are you with us?"..."it is god that we
still have 4 days with you!".
My 3 weeks here are insufficient to make Felipe read
"cavalo" (horse), or make Esteban not forget to finish his homework,
but I think that our work together made them, at least once, feel that the can
overcome their challenges.
Olá Arthur, eu sou amiga dos seus pais e estou em João Pessoa de férias. Passei umas horas da tarde com eles e gostaria de te dar os parabéns por você ter este ideal , que eu compartilho, de que só depende de nós para que um dia este mundo seja bem melhor. Sinto orgulho de voçe! Bj
ResponderExcluir